
Jorge Pereira
Nasceu no Porto, em 1981. Entre 1999 e 2004 frequentou e concluiu, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, a licenciatura em Engenharia Civil no ramo de Construções.
Como formação complementar salienta-se a participação em diferentes ações e/ou cursos, tais como:
- Introdução à Topografia, em 1997;
- "1.º Encontro Nacional sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios”, em 2003, promovido pela FEUP;
- Curso para Projectistas de Redes de Gás, no CICCOPN;
- Seminário sobre "Normas Harmonizadas e Marcação de Produtos de Construção”, em 2204, na FEUP;
- Ciclo de Conferências sobre Patologia da Construção, em 2007;
- Formação no âmbito da implementação no novo Regulamento de Segurança contra Riscos de Incêndios em Edifícios, em 2008, promovido, em conjunto, pela Escola Nacional de Bombeiros e pela FEUP;
- Curso de "Gestão de Projetos”, em 2009, lecionado pelo ISQ;
- 1.º Módulo de acreditação como PERITO de RCCTE, em 2011, com classificação final de 15 valores.
Em 2002 iniciou a sua atividade na área de projeto e em 2004 passou para direção de obra, na área da reabilitação. Em 2006 ingressou numa multinacional do ramo de retalho alimentar tendo como funções a coordenação e gestão de projetos, nomeadamente a avaliação dos projetos de licenciamento e o balizamento com o budget disponível para o mesmo, assim como a fiscalização e coordenação da obra, nomeadamente na interligação entre os diversos sub-contratados assegurando a compatibilização dos trabalhos de cada equipa.
Simultaneamente, em 2007, fundou a atual Norma Prospectiva, tendo desenvolvido e coordenado diversos trabalhos para Portugal, França, Angola e São Tomé e Príncipe.

Mário Santos
Nasceu em Gondomar em 1975. Sócio fundador da Norma Prospectiva, desempenha atualmente as funções de CFO do grupo. Consultor, Contabilista Certificado inscrito na OCC e Perito Judicial nas áreas contabilística e fiscal desde 2002, possui experiencia profissional de mais de 2 décadas nas áreas de contabilidade, fiscalidade e gestão.
Formação académica:
- Entre 1998 e 2001 frequentou e concluiu no Instituto Superior da Maia – ISMAI, o Bacharelato em Contabilidade;
- Entre 2008 e 2009 frequentou e concluiu no Instituto Superior da Maia – ISMAI, a Licenciatura em Contabilidade;
- Entre 2009 e 2011 frequentou e concluiu na Universidade do Minho – U.M., a especialização (mestrado) em Direito Tributário e Fiscal;
- Entre 2010 e 2011 frequentou e concluiu no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – IPCA, a Pós Graduação em Fiscalidade;
- Entre 2011 e 2013 frequentou e concluiu no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – ISCAP, a especialização (mestrado) em Auditoria;
- Entre 2015 e 2016 frequentou e concluiu na Coimbra Business School do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC, a Pós Graduação em Administração de Insolvências e Recuperação de Empresas.

Ana Rita Chirindze
Natural do Porto, cidade onde, em 2004, se licenciou em Engenharia Civil no ramo de Construções, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Desde então desenvolveu a sua atividade profissional, principalmente, na área de Gestão de Projetos e Obras, quer em obras públicas quer em obras privadas.
Como principais projetos profissionais destacam-se, no setor público, a participação em duas escolas da Fase 3 do Programa de Modernização das Escolas Secundárias para a Parque Escolar EPE e, no ramo da hidráulica, a construção da Captação e Estação de Tratamento de Águas do subsistema de abastecimento de água de Valença, Monção e Melgaço e a Execução da travessia sob o Rio Ave e estações elevatórias. No ramo privado, salientam-se os projetos do setor da Industria, Unidade Industrial de produção de Tintas e Unidade Industrial para a produção de Plástico; no comércio, o empreendimento comercial em Viseu com 73500m2 (A.B. Locatável) "Palácio do Gelo”.
À posterior, deu seguimento à sua atividade profissional como Diretora de Obra de um edifício multifamiliar no centro de Maputo. Em Moçambique, participou no Projeto Moatize Expansão do Porto – Nacala, obra da Mineradora VALE e da C.L.N., desempenhando funções em Gestão de Projeto.
Em 2015, regressa a Portugal e, já ao serviço da Norma Prospetiva, participa, com as funções de Diretora de Fiscalização, na Instalação da Superfície Comercial AKI, em Ermesinde.
Atualmente, também desenvolve relatórios de peritagem para seguradoras, tanto em Portugal como em Moçambique.
A formação académica tem vindo a ser complementada, destacando-se:
- "Formação Profissional de Utilização Avançada de MS Project 2007”, pela VLM Consultores;
- "Formação Profissional de Peritos Qualificados SCE – RCCTE” - curso homologado pela ADENE, pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ);
- "Novo Código dos Contratos Públicos (aprovado pelo Decreto-lei n.º18/2008, de 29 de Janeiro)”, realizado pela Gonçalves Pereira, Castelo Branco e Associados;
- "Formação em Soldadura” pelo Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica;
- "Desenho Assistido por Computador – AUTOCAD” pelo CICCOPN;
- "Projetista de Redes de Gás” pelo CICCOPN;
- "Business English Certificate Preliminary”, pela University of Cambridge.

Ricardo Gaio
Nasceu no Porto, em 1990. Frequentou o Mestrado Integrado em Engenharia Civil, com especialização em Estruturas, entre 2008 e 2013, tendo concluído o curso com média de 14 valores. Frequentou ainda três cursos de formação complementar de softwares de cálculo automático (Robot, SAP2000 e Abaqus CAE), bem como de análise e dimensionamento de estruturas em aço leve.
Após a conclusão do curso em 2013, iniciou a sua carreira profissional como projetista de estruturas, tendo executado o projeto de uma unidade industrial do ramo alimentar. Posteriormente, ingressou na indústria petrolífera, com passagens pela Sardenha e Nigéria, onde trabalhou durante dois anos como Engenheiro de Métodos de Fabrico, período este em que colaborou na fabricação de 37 000 toneladas de estruturas metálicas, tendo como principais competências a conceção e desenvolvimento de sequências de montagem, operações de levantamento e transporte, dimensionamento de estruturas auxiliares e elaboração de planos de balastro.
Em setembro de 2016, ingressou na NORMA PROSPECTIVA, tendo desde então desenvolvido projetos de estruturas sobretudo na área da reabilitação urbana, habitação e superfícies comerciais.

Ana Mendes
Nasceu no Porto, em 1980. Entre 1998 e 2004 frequentou e conclui, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, a licenciatura em Engenharia Civil. Em junho de 2010, concluiu, com êxito, o curso de formação, de 128 horas, de Projetistas de Segurança Contra Incêndio de 3ª e 4ª categoria de risco, encontrando-se, desde setembro, inscrita na ANPC, com o número 571. Ainda com o objetivo de complementar a sua formação profissional, obteve, em abril de 2012, o reconhecimento como perito qualificado de RCCTE.
Em dezembro de 2004, iniciou atividade profissional na elaboração de vistorias técnicas no âmbito de inúmeras obras, entre elas:
- Scut do Grande Porto – Nó de Sendim/IP4 – Lote 1;
- Barcelos A11/IC14, A25/IP5;
- Reabilitação do Túnel do Rossio;
- Prolongamento da Linha Vermelha – Metropolitano de Lisboa;
- Via Rápida Ribeira de S. Jorge/Arco de S. Jorge – 1ª Fase;
- Nova Ligação Rodoviária ao Jardim da Serra;
- Via Rápida Câmara de Lobos/Estreito de Câmara de Lobos.
Com o objetivo de desenvolver novas competências integrou um gabinete de projetos, entre fevereiro de 2009 e novembro de 2010, onde teve a oportunidade de colaborar na elaboração de projetos de segurança contra incêndio e estudo de comportamento térmico de edifícios, de habitação, de serviços e escolares.
Colabora com a Norma Prospectiva desde agosto de 2010, tendo a seu cargo a elaboração de projetos de segurança contra incêndio e estudo de comportamento térmico.

Mónica Neves
Nasceu em Lisboa, em 1976. Entre 1996 e 2000 frequentou e concluiu, na Universidade do Minho, em Braga, a licenciatura em Relações Internacionais Económicas e Políticas. Em março de 2005, concluiu, com êxito, o curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho (Nível V - CAP nº 30771102 RC 5). Ainda com o objetivo de complementar a sua formação profissional, obteve:
- CAP de Formador (Certificado Nº EDF 406958/2006 DN), em agosto de 2005;
- Curso de Coordenador de Segurança em Obra, em maio de 2006;
- Formação em Acompanhamento ambiental de Obras, em maio de 2010.
Em dezembro de 2000, iniciou atividade profissional no departamento de produção de uma empresa de construção de espaços verdes, tendo desenvolvido a atividade, essencialmente, como responsável de compras e orçamentista. Colaborou com a empresa durante 8 anos. Depois de obter o CAP de TSHST, iniciou atividade na área da construção civil como Técnica de Segurança e Higiene no Trabalho. Trabalhou como Adjunta de Coordenação nas empreitadas de Construção de Superfícies Comerciais "Minipreço”, na zona Norte de Portugal, entre os anos de 2006 e 2008. Colaborou como técnica com empresas de Consultoria e Serviços Externos, desde 2006. Acompanhou uma empreitada como técnica do consórcio, SUBSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE S. JORGE-TRAVESSIAS DO RIO VEZ, DO RIO LIMA E DO RIO COURA empreitada inserida nas obras de execução das infraestruturas do Subsistema de Abastecimento de Água de S. Jorge – Sistema Adutor, Reservatórios e Estações Elevatórias, referente, entre outros, ao troço adutor da conduta adutora principal - sob o leito do rio Lima.
Em regime de prestação de serviços, participou como corrdenadora de segurança em obra nas seguintes empreitadas:
- "Construção de Edifício/Armazém – Vila do Conde”, DO: Schenker Transitários, SA, julho de 2013 a dezembro de 2014;
- "Reabilitação das Fachadas Baixas e Altas do Hotel Tiara Park – Porto”, DO: Hotelgal – Sociedade Hotéis de Portugal, SA, maio a novembro de 2014;
- "Renovação e Ampliação de Edifício Comercial – Vila Nova de Gaia” – DO: Brimogal – Soc. Imobiliária, SA dezembro de 2014 a abril de 2015;
- "Construção de Parque de Estacionamento – Matosinhos”, DO: Novimovest – Fundo de Investimento Imobiliário, dezembro de 2014 a abril de 2015;
- "Empreendimento Retail Park – Lote 3” – Matosinhos, DO: Novimovest – Fundo de Investimento Imobiliário, fevereiro a junho de 2015;
- "Empreitada Geral de Construção de Loja – Matosinhos”, DO: Conforama Portugal, SA Abril a julho de 2015;
- "Aumento do Coroamento da Defesa Aderente Central e Estrutura Mergulhante a Sul em Cortegaça” – DO: Câmara Municipal de Ovar "Conjunto Habitacional da Praia de Esmoriz – 30 Fogos” DO: Câmara Municipal de Ovar março de 2014 a setembro de 2015;
- "Reabilitação das Fachadas Baixas e Altas do Hotel Tiara Park: Pala – Porto”, DO: Hotelgal – Sociedade Hotéis de Portugal, SA, fevereiro a março de 2016.
Colabora com a Norma Prospectiva, desde março de 2016, tendo a seu cargo a Coordenação de Segurança em Obra, bem como a elaboração dos PSS e PPGRCD´s.

Ricardo Ribeira
Nasceu em Viana do Castelo, em 1982. Para enriquecer a sua formação frequentou:
- Bacharelato em Engenharia Mecânica, no Instituto Militar do Pupilos do Exército, entre 2000 e 2003;
- Licenciatura no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, entre 2003 e 2005;
- Curso de Especialização em Qualidade Ar Interior, ministrado pela APIEF, em 2008;
- Curso Projetista de Avac, com classificação final de 18 valores, lecionado pelo ISQ, em 2009;
- Curso de RSECE Energia 1º módulo de acreditação como PERITO em RSECE-Energia, em 2010;
- Curso de Projeto Sistema Solares Térmicos, com classificação final de 16 valores, lecionado pelo ISQ, em 2010;
- Curso Formação Inicial de Formadores, com classificação final de 4 valores em escala de 0 a 5 valores, em 2010;
- Curso de Especialização em Sistema VRV e Rooftop da marca MAXA, lecionado pela empresa Advantix S.P.A, Verona-Itália, em 2012;
- Curso de Formação em Sistemas Frigoríficos em Centrais Zanotti, lecionado pela Tewis Smart Solutions, Valência – Espanha, em 2013.
Possui ainda qualificação de Técnico do Grupo A, para intervenções em equipamentos de refrigeração e de ar condicionado e bombas de calor, pela Agência Portuguesa do Ambiente, certificado Nº 3035R/16A e título profissional TIM III n.º 01863, pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Em 2004, iniciou a sua atividade como Técnico Orçamentista de instalações de AVAC. Em 2007, passou para a direção de obra, na área do AVAC. Em 2008, ingressou numa empresa da área da instalação de AVAC, como responsável de departamento Técnico, tendo como funções a coordenação e gestão de projetos nomeadamente a elaboração de planos de manutenção preventiva/ corretiva, gestão e coordenação de equipas de manutenção e direção e execução de projetos de instalações especiais (AVAC).
Simultaneamente e desde 2009 passou a colaborar com a NORMA PROSPECTIVA, tendo a seu cargo a elaboração de projetos de instalações mecânicas (AVAC).
Desde 2015 e até à presente data é formador na CICCOPN, para os módulos: 4583-Projecto Sistema Solares Térmicos - seleção e dimensionamento, 4584-Projecto Sistemas Solares Térmicos - Construção, 4577- Manutenção de Órgãos e de Equipamentos, 3784- Planificação de Projeto - Canalizações.

Nelson Silva
Natural de Ermesinde, onde nasceu em 1985. Concluiu o ensino secundário em 2004 e frequentou, de 2006 a 2008, o curso de Técnico Desenhador Projectista, no CICCOPN, com estágio integrado de 4 meses, em empresa com atuação no mercado nacional e internacional no ramo da construção.
Entre janeiro de 2008 e fevereiro de 2011 desempenhou funções de Desenhador Projetista, participando na elaboração de diversos projetos de licenciamento e execução nas especialidades de arquitetura, estabilidade, infra-estruturas prediais e urbanas de abastecimento de água e gás, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de segurança contra incêndios, redes de eletricidade e Ited, tendo estado envolvido nos projetos do Metro do Porto, Pousada do Freixo, Pestana Porto Santo, Hotel Promenade, Túnel do Marão (A4/IP4) e diversos edifícios para Angola entre os quais o Complexo Angola LNG.
Conta com formações na área de Autocad, Autocad Civil 3D, Architectural Desktop e 3D Studio Max, adquiridas no Curso de Desenhador Projetista e ainda formação em Corel Draw e Sketch Up.
Colabora com a Norma Prospectiva desde Dezembro de 2012, desempenhando funções de Desenhador Projetista no apoio à elaboração de projetos de estruturas, arranjos exteriores, arruamentos, sinalização e especialidades de hidráulica urbana e predial.

Vasco Silva
Natural de Santarém, onde nasceu em 1970. Para enriquecer a sua formação frequentou:
- Curso técnico de desenho de construção civil;
- Curso de especialização tecnológica – Condução de Obra – Nível IV;
- Curso para elaboração e dimensionamento de redes hidráulicas;
- Curso de planeamento e controlo de qualidade;
Iniciou atividade profissional como desenhador até dezembro de 2016, onde desempenhou funções como desenhador projetista, tendo a seu cargo a elaboração de projetos de execução, respetiva pormenorização construtiva, a organização processual e acompanhamento do procedimento burocrático junto das entidades envolvidas nos licenciamentos.
Colabora com a Norma Prospectiva desde Janeiro de 2017, desempenhando funções de Técnico Projetista de Arquitetura e Engenharia, no apoio à direção de projeto e de fiscalização de obras. Fica ainda com a responsabilidade pelo acompanhamento e tramitação processual inerente aos licenciamentos camarários.

Pedro Ferreira
Nasceu em Penafiel em 1992. Entre 2010 e 2013 frequentou e concluiu no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o curso Licenciatura em Engenharia Civil, posteriormente entre 2013 e 2015 frequentou e concluiu o Mestrado no ramo das Infraestruturas na mesma instituição.
Desde Janeiro de 2016 que colabora com a Norma Prospectiva, desenvolvendo projetos na especialidade de hidráulica, redes de abastecimento e drenagem residual doméstica e pluvial, tanto em redes prediais como em redes urbanas.