
Fiscalização
A fiscalização das obras é uma das principais atividades na área da construção, visto que é um dos principais meios de garantir a qualidade global.
Todo este processo passa por diferentes fases, tais como:
Reunião de arranque:
Nesta fase é feita uma análise da proposta do Empreiteiro para o desenvolvimento da obra, nomeadamente a metodologia, a organização do estaleiro, o programa global de controlo de qualidade, o planeamento dos trabalhos, os procedimentos administrativos e a assinatura do auto de consignação da obra.
Reunião semanal de coordenação:
Nesta segunda fase realiza-se: a verificação dos trabalhos, conforme Cadernos de Encargos, Projetos e respetivos contratos de empreitada; o acompanhamento e dinamização do desenvolvimento dos trabalhos e dos processos construtivos em obra; a verificação do cumprimento dos projetos e/ou alterações aprovadas; a verificação do cumprimento detalhado do planeamento aprovado e dos custos das empreitadas.
Controlo de Qualidade:
No controlo da qualidade estamos atentos à receção dos materiais; à verificação das técnicas de execução/processos construtivos; e, por fim, à verificação dos trabalhos executados/cumprimento dos projetos e/ou alterações aprovadas.
Acompanhamento do Planeamento:
Neste momento da fiscalização é feita uma análise e validação do planeamento da obra, balizamento semanal das atividades em curso face ao planeamento aprovado, tendo como objetivo aferir a necessidade de tomar iniciativas corretivas, registo de cargas de mão-de-obra, equipamentos e condições climatéricas.
Controlo de Custos de Obra:
Na fase final, é feito um controle de medição dos trabalhos executados (auto de medição de trabalhos mensal) de suporte à faturação e avaliação de eventuais trabalhos a mais ou a menos.